14 de fevereiro de 2011

será que nos espera a solidão?

Estes últimos casos de velhotes encontrados mortos em casa há dias, semanas, ou mesmo anos, tem me feito pensar. É triste que depois de toda uma longa vida, haja tanta gente que acaba na maior das solidões. Morrer em casa, sozinhos, sem ninguém dar por isso e algum tempo depois é que os vizinhos acham estranho não os verem pela rua nas suas actividades habituais. Família parece que não existe e se existe, parece que nem se lembra de fazer uma visita aos elementos mais velhos que fazem parte dela. Ali, em casa, sozinhos, esquecidos, dão o último suspiro.

Com isto tudo eu penso: será que é isto que me espera quando chegar a velha? Será que vou passar os últimos dias da minha vida completamente sozinha? Será que depois de morrer, ninguém vai dar pela minha falta no próprio dia? Será que vou passar a ser assim tão insignificante?
É certo que, por mais que possamos fazer ao longo da nossa vida, por mais amigos que tenhamos, e mesmo com parceiro vivo, filhos, netos, bisnetos, a velhice é sempre velhice e acho que todos tendem a sentir pelo menos uma leve solidão. Faz parte do nosso ciclo de vida. Mas assim sempre temos alguém que se lembre de nós quando morrermos.
Quando não existe família ou amigos e quando a única companhia somos nós mesmos, parece que nos resta morremos sozinhos. Os vizinhos, esses, hão de se aperceber da nossa ausência passados uns dias. Ligam à Polícia. A Polícia vem a nossa casa, encontram-nos estendidos no chão. Depois de todos os procedimentos legais, temos direito a um funeral com alguns vizinhos que aparecem por simpatia. Sete palmos de terra e somos completamente apagados do Mundo. Ninguém vai voltar a lembrar-se de nós. Haverá mais triste que isto?

De repente, lembrei-me de uma música da Mafalda Veiga, O Velho. Oiçam. E pensem.


A partir de agora, acho que vou dar muito mais valor aos momentos que passo com as outras pessoas. Eles são preciosos. Vou dar ainda mais do melhor de mim. Vou dar muito mais valor ao melhor e mesmo ao pior dos outros.Sei que ainda falta muito tempo para chegar a velhinha. Mas acho que se tiver uma alma cheia de bons momentos, quando esse momento chegar, pelo menos vou ter muito que me lembrar e sorrir. Pode ser que assim não me vá sentir tão só.

Sem comentários:

Enviar um comentário