22 de janeiro de 2011

sítios especiais

Enquanto pensava num novo tema para partilhar com vocês um pouquinho mais de mim, lembrei-me de vos mostrar os sítios mais especiais para mim. Aqueles onde mais fui e sou feliz. Aqueles que mais escondem e mais mostram o que fui e o que sou. Aqueles onde a minha história foi e vai sendo escrita.

__A minha bela Leiria
    Cidade onde cresci e me tornei mulher.
    Foi aqui que fiz muitas amizades e vivi os meus amores. Tal como D. Dinis, apaixonei-me por esta cidade e foi nela que me apaixonei também.
    Em Leiria estudei, andei horas e horas sem fazer nada, trabalhei, ri muito, chorei, saí à noite. Em Leiria continuo a andar, ainda com bem menos frequência. Agora, sempre que vou lá, recordo com saudades tudo o que ali passei. Saudade e alegria é o que sinto quando volto a andar por aquelas ruas. Ruas essas que outrora foram minhas e de alguém. Ruas essas que tanto guardam...
    Um dia, uma pessoa muito especial levou-me ao castelo onde eu já tinha ido antes. Mas daquela vez, foi diferente. Eu disse-lhe que precisava de falar com alguém, mas que não tinha ninguém com quem falar. Levou-me então lá, ao ponto mais alto da cidade, onde se vê tudo e todos. Ali, falei para o Mundo. Sei que ninguém me ouviu... Mas as lágrimas e as palavras que disse para a Cidade naquele dia, deixaram-me bem mais leve.
     Leiria vai ser sempre e para sempre a minha Cidade.



__Nazaré
    Esta é uma Cidade muito importante para mim. Apesar de ter ido lá apenas por três vezes, todos os dias que passei lá foram especiais. As recordações que tenho de lá, são as melhores.
    Na primeira vez que fui ao Sítio, fiquei absolutamente fascinada e maravilhada. É um lugar simplesmente lindo. Fui com um grupo de amigos.Na segunda vez que fui lá, parece que fiquei ainda mais apaixonada pela vista que se tem de lá. As pessoas que parecem formigas, as casas que parecem de brincar,a força do mar a bater nas pedras... Desta vez, fui só com uma grande amiga. Recheada de recordações, muitas nunca contadas e apenas vistas por ela, a Nazaré é, sem dúvida, um dos meus lugares preferidos, um lugar onde quero voltar muito mais vezes e sorrir com as lembranças.


__mui nobre e ilustre cidade de Évora
    Évora, uma Cidade de quase sonho. Ao andar pelas suas ruas, imagino as pessoas que nelas também andavam há anos e anos. Faz realmente sonhar. É impossível alguém chegar a Évora e não ficar logo a amá-la.
     É a minha nova Cidade e será assim também para sempre. Já vivi tanto nela e tão mais hei de viver. Abraçou-me e eu abracei-a. Agora sei que não há melhor sítio para estudar que este. O espírito académico que se recebe nela é completamente envolvente. É perfeito.
    Independentemente do tempo que ficar nela, sei que vai ser fantástico e absolutamente inesquecível. Ficará para sempre no meu coração. Mas, enquanto posso, vou aproveitá-la ao máximo, e a tudo o que ela tem para dar, bem como todas as amizade que fiz nela e que quero manter para sempre.
    


Há muitos outros sítios que me marcaram, como o Crasto, a aldeia onde moro, as Colmeias, o lugar onde estudei enquanto criança e onde tenho todas aquela boas memórias dessa bela fase da vida de qualquer pessoa... E muitos, muitos outros. Além de não encontrar fotos de todos esses sítios, nunca mais daqui saía se os pusesse.
O que é certo, é que são todos sítios que vou guardar para sempre na memória. Todos sítios a que vou querer voltar um dia. Porque independentemente do sítio onde vou assentar a minha vida, nunca nada é como os lugares onde nascemos e onde crescemos.
Estes sítios vão ficar para sempre no meu coração.
No entanto, qualquer sítio pode ser verdadeiramente especial, tudo depende das pessoas com quem nele estamos, ou apenas quem nele está. Então, será um sítio especial por si só, ou são as pessoas que o tornam  especial?
   

Sem comentários:

Enviar um comentário